PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA 1º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta quinta-feira (27/03), o 1º Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do município. O evento aconteceu no Teatro Raul Cortez e teve como objetivo oportunizar a troca de experiências e ampliar o conhecimento sobre as PICS, reunindo especialistas renomados. A programação incluiu palestras, relatos de experiências e um espaço de cuidados com auriculoterapia, cromoterapia, reflexologia, reiki e terapia floral.
A coordenadora de PICS da SMS, Flávia Nascimento, apresentou o panorama das práticas e destacou a importância do seminário para fortalecer as mesmas no município. “Desejamos que todos os usuários tenham acesso e conheçam as práticas. É muito importante ter essa troca de saberes com os profissionais que trabalham na ponta a fim de entender seus anseios e expectativas”, afirmou.
Uma das organizadoras e palestrante do evento , Maria do Socorro Batista, abordou a temática “Saúde do Trabalhador” e ressaltou a importância do assunto. Durante sua apresentação, ela expôs um levantamento sobre as demandas mais frequentes e as principais queixas dos trabalhadores, além de mensurar os resultados dos atendimentos.
Além disso, destacou que Duque de Caxias é pioneira na terapia floral, sendo o único município do Brasil a contar com uma farmácia de manipulação de florais. Nice Carvalho, coordenadora estadual das PICS, também participou do evento e ministrou uma palestra sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no contexto do Estado do Rio de Janeiro. Em sua explanação, abordou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e a Portaria nº 971, de 3 de maio de 2006, que regulamenta essas práticas no país.